

O dicionário do LED
4 de abril de 2023Oi, aqui é a Maxxy.
Hoje é dia de sala de aula. Então, papel e caneta na mão!
A professora Maxxy vai ensinar a você tudo sobre o LED, a tecnologia mãe de todos os nossos produtos de iluminação LED da Maxxy!
Se você está por aqui no nosso blog significa que se interessa pelo tema e o primeiro passo é conhecer a história do LED.
Então, vamos lá!
A história do LED se divide em momentos marcantes e ao longo de um século completo de descobertas e evolução científica.
Em 1907, o inglês Henry Round descobriu que materiais inorgânicos eram capazes de gerar luminosidade quando percorridos por uma corrente elétrica. Porém, não deu andamento na sua pesquisa por outras prioridades. Essa não foi a descoberta do LED em si, mas foi o início da pesquisa e que incentivou outros engenheiros e cientistas a se aprofundarem no assunto.
Em 1921, o físico russo Oleg Lossew observa melhor a descoberta de Henry Round e a explica com maiores detalhes.
Pouco tempo depois, o francês Georges Destriau, conhecido também como o pai da eletroluminescência, descobriu a emissão de luz pelo sulfeto de zinco.
E tudo isso foi contribuindo para a descoberta do LED que veio a acontecer décadas depois.
Na década de 1950 surgiu o transistor e, com essa invenção, pôde-se explicar de forma científica a emissão de luz artificial.
Neste ponto da história nasceu o LED: Em 1962, Nick Holoniak Jr. desenvolveu a primeira lâmpada de LED. Esse é o momento da história que marca a grande descoberta do LED. A descoberta inicial foi a com a cor vermelha, mas logo já evoluiu para as cores verde e amarelo.
Na década de 1990, Shuji Nakamura consegue desenvolver o LED na cor azul e, a partir disso, foi possível gerar o LED branco. A partir desse momento, surgiu o LED como conhecemos atualmente.
Você viu quantas pessoas foram necessárias na evolução do LED e como a contribuição de diversos engenheiros e cientistas foi importante para tamanha evolução?






